quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lula sujo de sangue do povo brasileiro


Essa foto foi tirada por Ricardo Stuckert e publicada na revista Plurale de Set-Out/08, acompanhada do seguinte texto:
“A primeira extração de óleo da camada conhecida como pré-sal foi motivo de comemoração. O presidente Lula “carimbou” o macacão da ministra-chefe da casa civil, Dilma Roussef, e de outros membros da comitiva. Na solenidade, em Vitória (ES), Lula afirmou que o dinheiro do pré-sal tem dois objetivos principais: acabar com a pobreza no país e resgatar a grande dívida educacional existente no país e que foi, segundo ele, despreszada no passado.”
Difícil pensar que esse primeiro objetivo será atingido por uma empresa (Petrobras) que se diz pública, mas contém maior parte de seus acionistas na bolsa de Nova Iórque.
Difícil também pensar que não haverá conseqüências irreversíveis pelo pré-sal. Estamos garantindo por, pelo menos, 30 anos a dependência do Brasil pelo petróleo. Agora, com toda a crise ambiental (entre elas a climática, mas não a única!) acontecendo, será que temos esses 30 anos para nos planejarmos para um outro modelo? A dependência do petróleo pode ainda continuar, com ou sem o pré-sal, mas a sociedade do petróleo, essa sim pode e deve mudar. O Coletivo Ecologia Urbana buscou combater essa sociedade no Fórum Social Mundial e pretende continuar com essa discussão. Aos interessados, nossas reuniões são abertas, portanto quem quiser participar será muito bemvindo. A próxima reunião será divulgada em breve.
Por JP Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário